top of page

Como trabalhar com desenho? Como viver de arte? Como começar a carreira como artista?

Começando a Carreira como Profissional na Área de Ilustração, Quadrinhos, etc.

Ao começar a desenhar não imaginamos os caminhos que tomaremos com a arte que desenvolvemos, alguns acabam dando aulas, ilustrando para revistas, editoras, jornais, criam sua própria história em quadrinhos, optam por áreas da arte como pintura, moda, design, etc.


Depois de muito tempo desenhando, treinando, estudando, fazendo cursos, chega o momento da decisão:

“- Quero viver disso; quero cumprir meus objetivos, sonhos; quero ser um grande desenhista; quero ser o maior mangaká do mundo!”

Dai vem uma enorme questão nesse momento:

“- Mas, e por onde começar?”

É nessa hora que temos problemas, o mercado é muito vasto, então onde seguir, para onde ir?


Não dá para ter uma resposta única para todos que estão buscando a arte como profissão, pois cada um tem uma vida diferente, mora num local diferente, tem objetivos diferentes. Então o que dará certo para um com certeza não dará para outro, pois cada um lidará com uma situação de maneira diferente!


Pensando em tudo isso e vivenciando algumas experiências, darei algumas dicas para ajudar a desenvolver esses objetivos como artista:


Responsabilidade e Compromisso

Não adianta ter muita experiência e habilidade naquilo que faz se não cumpre prazos e compromissos!


Isso é muito importante para não perder clientes, serviços ou vagas de emprego! Então, se verificar que não consegue executar tal trabalho, não aceite, seja sincero!

Investimentos

O artista não evolui apenas com treinamento, estudo, etc.; com um bom material de apoio terá maior desenvolvimento em suas habilidades, divulgação, comunicação, entre outros. Então não deixe de investir em bons equipamentos para seu estúdio (Atelier), como mesa de desenho, iluminação, um ótimo computador, mesa de luz, mesa digitalizadora, scanner, câmera de vídeo e fotográfica, internet, materiais importados, etc.


Não tem dinheiro para investir! Trabalhe!

Se no começo não tiver dinheiro para investir, procure por um emprego para garantir esse investimento!


Começar sem esse investimento e sem capital para divulgar, pagar as contas, será perigoso e muito desanimador quando as coisas se apertarem. Lembre-se que ao querer se profissionalizar, não será diferente de montar uma empresa!

Escolha uma área para atuar!

Antes de iniciar a divulgação e começar a pegar serviços procure definir o que você vai fazer, o que gosta de fazer e aonde tem maior habilidade e conhecimento! Não misture as coisas, trabalhar como “Severino” (faz tudo) atrapalha e muito nos objetivos e na própria conclusão de um trabalho.

Se pegar um trabalho que não tem experiência ou habilidade, poderá ter problemas tanto no fator qualidade quanto tempo.

Sua experiência, cursos, trabalhos realizados, podem te mostrar as áreas que terá maior desenvoltura para realizar!

Legalize-se! Seja Profissional!

Procure junto à prefeitura de sua cidade a sua legalidade, ou seja, abertura de firma, CNPJ. Atualmente está muito acessível ter esse benefício que ajuda, e muito, na hora de fazer um serviço para uma empresa, fundação e qualquer instituição, além de proporcionar a compra de produtos, direto de seus fabricantes com preço muito mais abaixo do que pagamos numa loja ou fornecedor.


Outro fator importante é o de contribuir com a previdência social, adquirindo assim seus direitos como qualquer trabalhador, aposentadoria, INSS, etc.

Divulgação

Em todo tipo de empreendimento, a divulgação é muito importante para chegar aonde seu cliente está. Então, depois da área e serviços estabelecidos, poderá divulgar seus serviços através da internet (a forma mais barata – site, blog, redes sociais), folhetos e cartazes, cartões de visita, eventos, rádios, carros de som, jornais e revistas. Também não podemos esquecer-nos do famoso “boca em boca”, onde divulgamos para vizinhos, amigos, parentes, etc.

Nunca divulgue algo que não possa cumprir!

Controle Financeiro

Trabalhar com serviços não nos dá uma renda fixa todo mês, então tome cuidado com o que recebe e com o que vai gastar. Tente controlar isso através de planilhas, comprar apenas a vista, não se endividar demais com parcelas.


Para evitar problemas com a falta de uma renda fixa, procure trabalhos que deem essa vantagem como oficinas para escolas particulares ou à prefeitura de sua cidade, ilustrador mensalista em jornais e revistas, oferecer aulas particulares ou em escolas de artes existentes; se puder ter um espaço para aulas junto ao estúdio (atelier) pode ser outra boa alternativa.


Coloque todo seu gasto mensal no papel para ter controle do que vai investir e ter uma média do que cobrar em seus serviços oferecidos, nunca trabalhe de graça já que a intenção é manter-se financeiramente nessa profissão!


Persistência e Disciplina

Não de desespere se não der certo no início, muitos imprevistos podem acontecer. Se amar o que está fazendo e tem outros vínculos e objetos além do financeiro, com certeza conseguirá passar pelos obstáculos que toda profissão nos oferece.

Não deixe que as coisas do dia a dia te atrapalhe, quando estiver trabalhando lembre-se que é trabalho, não misture lazer com o trabalho que está buscando realizar. A disciplina vai ajudar e muito para finalizar os serviços e outros objetivos.

Mais e Mais Experiência e Conhecimento

Além da experiência já adquirida anteriormente e com os serviços realizados, devemos sempre buscar conhecer novas técnicas, novos artistas, novas formas de arte, etc. Nunca se sabe quando precisaremos fazer um serviço com uma técnica ou temática diferente. Também acontece de descobrirmos novas habilidades ou gostos que não sabíamos que tínhamos.


Conhecer, observar, conversar com outros artistas, suas experiências, profissões, sempre nos ajudará em nosso empreendimento atual. Sempre fique receptivo às opiniões, críticas e dicas. Principalmente se forem de artistas de sua área ou similares.


Verá que tem muito a aprender do que imaginava.


Nunca deixe de ensinar também!


Léo Tatarana


bottom of page