top of page

Como manter a simetria e a limpeza ao desenhar?

Quem já passou pela enorme dificuldade de desenhar um olho e não conseguir fazer o outro? Perceber que o desenho ficou torto ou que acabou sujando algumas partes sem saber o como?

Acredito que todo desenhista já passou por isso diversas vezes!


Vou deixar aqui duas dicas bem simples, que vão diminuir o impacto dessas dificuldades. É algo que transmito para os alunos desde as primeiras aulas. Algo que, vocês mesmos, podem praticar. Vamos lá!

 

Sentido dos Traços

Pela imagem acima percebemos que o desenhista destro e o canhoto seguem sentidos diferentes para fazer o traço. Para o destro, sempre de cima para baixo e da esquerda para a direita, e para o canhoto de cima para baixo e da direita para a esquerda.


Para o destro, respeitar essa ordem é bem mais fácil, por seguirmos a mesma ordem na escrita. Já o canhoto terá uma dificuldade maior de adaptação.

É uma técnica muito parecida com a aplicada com o bico de pena e dá uma diferença no traço, simetria nas proporções e limpeza em seus desenhos.

 

Folha Presa na Mesa Inclinada

Manter a folha fixa com fita adesiva (ou outra forma similar) de forma paralela à sua visão, numa mesa ou prancheta inclinada e respeitando as ordens do traço indicadas acima, nos dará mais segurança para evitar passar por essas dificuldades com mais facilidade ao desenhar.

Aumentando sua concentração e até a qualidade do desenho. Sempre policie sua postura, para evitar lesões. Ainda mais se quer ser um profissional, onde você fica mais de 8 horas, por dia, desenhando. Clique aqui e saiba mais sobre Mesas e Pranchetas!

Mas, como isso é possível, como tudo isso pode ajudar? Se tiver se perguntando, então ainda não colocou em prática, essa maneira de desenhar. Faça o teste!

Vou demonstrar, com algumas imagens práticas, o que acontece e como essas dicas podem ajudar:

 

Se você for destro e desenhar primeiro o olho que está perto de sua mão, terá dificuldades para desenhar o outro olho. O maior motivo para isso é que sua mão estará em cima do desenho que seria a referência para o próximo.


E quando o desenho tem uma carga muito grande de grafite, você, com certeza, sujará por onde a mão passar.

 

Além disso, tentará fazer de tudo para enxergar esse olho que a mão cobriu, dai você perde a postura ideal.

 

Quando você respeita a ordem do sentido do traço, essa dificuldade não existe mais. Seu campo de visão sobre o desenho será maior.


Léo Tatarana

bottom of page