1/6

Desenhista e Professor de Desenho há mais de 16 anos, sou versátil nos estilos e técnicas utilizadas. Com ênfase em Ilustrações, e com o lápis, minha ferramenta principal de trabalho. 


Cursei História em Quadrinhos no Ateliê Wilma Schroeder, estabelecimento onde exerci a profissão como professor por mais de três anos.

Trabalhei como voluntário em vários projetos na cidade de Indaiatuba e Campinas, relacionados ao desenho, realizando oficinas e concursos culturais.

Participo de vários projetos onde, com amigos e parceiros, realizamos trabalhos direcionados a Arte Editorial, Ilustrações, Aulas, Oficinas e Workshops.

Hoje em dia estou bastante envolvido em projetos de Ilustração, Cores Digitais, história em Quadrinhos e Design de Personagens.

  • FanPage Léo Tatarana
  • Instagram Léo Tatarana

Novidas no Instagram:

Léo Tatarana - Desenhista e Professor

Sobre minha Arte e Profissão

 

Além de inteligência, o artista trabalha com sua intuição, suas crenças, seu aprendizado e experiências tanto na arte como na vida.
 

Saber desenhar não basta para criar uma obra, quanto mais maduro e sensível for o artista mais sensibilidade terá sua arte. A arte reflete o que habita dentro do mesmo.

 

Desenhar é como qualquer outra habilidade, exige de você esforço, dedicação e muita prática repetitiva. Como pessoa muito racional e da área de exatas, não foi uma tarefa fácil fazer arte, principalmente no início. Hoje tenho várias habilidades que, de tanto fazer, se tornaram automáticas, mas desenhar sempre exige novos conhecimentos e habilidades a cada novo desafio. Estarei sempre aprendendo e enfrentando dificuldades.

 

O desenho, para mim, é divertido e prazeroso. Adoro estar sempre aprendendo e praticando algo novo. No desenho encontro isso todos os dias. A profissão veio até mim com as oportunidades, não a busquei como objetivo. Eu simplesmente sou desenhista, e não apenas trabalho como desenhista.

 

Essas oportunidades vieram muito tempo depois, depois da maior idade, com uns 21 anos de idade, quando consegui pagar professores para me ajudarem a aprender a desenhar. Depois, apareceu a oportunidade para dar aulas e nunca mais parei.

 

Arte têm um poder incrível de transformação positiva e edificante nas pessoas! Com ela ajudo pessoas a serem elas mesmas, a buscar seus sonhos, torná-las mais pacientes, focadas e calmas. Além de me fazer bem, faz bem também aos meus alunos. São alguns dos motivos pelo qual escolho dar aulas de desenho todos os dias. Meu sucesso está nisso!

 

E isso tudo que digo sobre desenho e arte, não é para poucos ou os “criativos”! Qualquer pessoa que queira pode acessar essas qualidades. Basta um pedaço de papel e um lápis para começar. Daí, o que vem depois, é sua escolha. Qualquer habilidade pode ser aprendida e aperfeiçoada.

 

Se você quer isso para você, deve dar os primeiros passos e depois procurar quem pode te ajudar nessa jornada.

 

Há muita dificuldade no começo, por motivos bem simples: se antes você não tinha acesso às informações, hoje você tem muitas opções, direções para ir com a habilidade do desenho, muitas rotas e tarefas que esgotam qualquer um. Devido às cobranças da família, dos relacionamentos, da sociedade, etc., você acaba não tendo tempo, foco e dedicação para amadurecer na carreira.

 

Volto a dizer, procure conversar com que já está lá, com pessoas da área que você almeja alcançar, falar com quem não entende da profissão pode acabar destruindo seus sonhos e objetivos. Muitas vezes precisamos mudar apenas o “como”, a maneira como estamos fazendo aquilo.

 

Os maiores investimentos que você tem que oferecer para a carreira de desenhista são “seu tempo, sua dedicação e estudos”! Você pode comprar o melhor curso ou a melhor ferramenta, mas sem dedicar, sem praticar diariamente, todo investimento financeiro terá sido em vão. Não há mestre nenhum que consiga ajudar plenamente um aluno preguiçoso.

 

A rotina é importante aqui, como em qualquer profissão! É importante respeitar os horários, prazos e responsabilidades. Sem deixar de lado, é claro, os outros pilares de sua vida: família, amigos, lazer, saúde, espiritualidade, etc…

 

Para cada semana ou temporada de trabalho, minhas rotinas mudam bastante. Pra mim, dormir cedo e acordar cedo ajuda e muito, na criatividade e foco, além de meditação e leitura. Começo a trabalhar cedo com desenho, com pausas para alongar. A tarde e à noite finalizo ensinando em minhas aulas.

 

Uma vez me perguntaram se eu trabalharia com outra coisa. E, sim, trabalharia! Adoro trabalhar com as pessoas e dividir minhas experiências. Que não estão só no “desenhar”. Meu sentido de sucesso não vem apenas da profissão, todos nós temos que estudar outros assuntos também, alimentar outras paixões. Que no fim acabam enriquecendo o todo.

 

Por enquanto, minhas aulas e o desenhar me trazem uma enorme realização! Nesse momento estou satisfeito! Não sei como será amanhã, mas hoje, é o lugar onde eu tenho que estar.

Léo Tatarana

© 2020 por Léo Tatarana.

Léo Tatarana - Ilustrador, Desenhista, Designer de Personagens e Professor de Desenho. | Personagens / Mascotes, Storyboards, Arte Final, Cores Digitais, Ilustrações, História em Quadrinhos / Cartilhas. | Aulas, Oficinas, Workshops e Mentoria. | Curso de Desenho, Aulas de Desenho, Aulas de Desenho para Tatuadores, Mangá, Anatomia, Perspectiva, Lápis de Cor, Pintura Digital e outros. | Indaiatuba - São Paulo - Brasil.